quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Novo Testamento




Antiga sinagoga em Cafarnaum


A segunda parte da bíblia cristã é chamada de Novo Testamento e refere-se à segunda grande Aliança que Deus fez com o Seu povo: a Nova Aliança. Composto por 27 livros, o Novo Testamento tem como tema a história de Jesus Cristo, dos seus apóstolos e de outros seguidores, além de contar o nascimento e o crescimento da Igreja Cristã. Isto é feito por meio de 27 livros divididos em quatro maneiras distintas: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.


Evangelhos


A palavra evangelho significa “boa-nova” e foi usada pelos cristãos para designar a boa notícia do reino dos céus anunciada por Jesus e proclamada pelos seus discípulos. Os evangelhos são quatro: Mateus, Marcos, Lucas e João. Narram fatos com a finalidade de anunciar que Jesus é o filho de Deus, como seus milagres, sua morte, ressurreição e ascensão ao céu. Por ser uma narrativa, cada evangelista a faz de maneira particular. E mesmo assim nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas encontramos muitas semelhanças entre si.


Mateus


Atribuído a Mateus, um dos doze apóstolos, este evangelho faz referência às profecias hebraicas e apresenta muitas citações do Antigo Testamento, ressaltando principalmente a missão de Cristo aos judeus, a fim de demonstrar que Jesus era o Messias.


Lucas


Atribuído a Lucas, um médico de Antioquia que não foi apóstolo de Jesus Cristo, este evangelho ressalta a amável atitude de Jesus para com os pobres, os humildes e os marginalizados, além de apresentar as orações de Cristo em muitos momentos, como em seu batismo e no deserto, destacando assim a importância da oração.


Marcos


Escrito por Marcos, o filho de Maria de Jerusalém, é o mais curto dos quatro evangelhos. Tem como tema as obras que Jesus fez em vida. Apesar desse tema se repetir nos livros de Mateus e Lucas, nesse evangelho ele apresenta muitos detalhes não encontrados nos outros.


João


Escrito pelo apóstolo João, este evangelho é tido como o livro mais profundo e mais espiritual da Bíblia, por ter a revelação mais completa de Cristo e de Seu Pai, dada por Ele mesmo, o que reforça a fé em Jesus Cristo como o filho de Deus.


Atos dos Apóstolos


O nome deste livro revela seu conteúdo: os feitos dos fundadores da igreja, os apóstolos. Os Atos falam dos apóstolos e da igreja. Neste livro, é narrada a história do desenvolvimento da igreja, desde a ascensão de Cristo até o encarceramento e o começo do ministério de Paulo em Roma. Muitos estudiosos da Bíblia consideram este livro o começo formal da era do Espírito Santo.


Cartas


Reúne um total de 21 cartas que serviram como instrumento de evangelização a distância entre os apóstolos, principalmente Paulo, e as comunidades.

As cartas ocupam mais de um terço do Novo Testamento e foi o apóstolo Paulo o primeiro a usar esse gênero. Essas cartas são os primeiros escritos do Novo Testamento em ordem cronológica.


Apocalipse


Significa “revelação”. O último livro do Novo Testamento é um relato do apóstolo João de uma revelação de Deus. O livro pretende transmitir aos cristãos uma mensagem otimista de que os opressores serão vencidos e que no fim dos tempos o bem triunfará sobre o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário